muito mais que emissões de notas. Contabilidade com atendimento humano!
Em linhas gerais, determinar o porte da empresa corretamente é muito importante, pois isso define qual regime tributário será possível optar, bem como a alíquota de impostos a ser paga.
Além da quantidade de funcionários, esta é uma escolha que está relacionada ao faturamento anual da empresa.
Inclusive, não é uma decisão fixa, ou seja, será possível começar uma empresa com um tamanho e depois migrar para o próximo, conforme ela cresce.
Ainda assim, será fundamental contar com o auxílio de um contador experiente para ajudar nessa escolha.
Em linhas gerais, existem as seguintes opções de porte de empresa: microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), empresa de médio porte e empresa de grande porte.
Ressaltamos que contamos também com a opção do Microempreendedor individual (MEI), mas já explicamos aqui no Blog que o médico não pode ser MEI.
Normalmente, os médicos ficam entre a microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP) e falaremos mais a respeito nesse texto.
A microempresa (ME) é aquela na qual é possível ter até 9 colaboradores com registro na carteira, quando ela é uma prestadora de serviços, como no caso dos consultórios médicos.
Além disso, empresas deste porte podem faturar até R$ 360 mil por ano e serem adeptas do SIMPLES, regime tributário que cria um sistema unificado de recolhimento dos impostos, simplificando declarações e reduzindo a burocracia e os custos para os pequenos empresários.
Então, uma ME, além de poder arrecadar todos os impostos em uma guia única, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), ainda pagam taxas reduzidas de impostos.
Já em uma empresa de pequeno porte (EPP) é possível ter de 10 a 49 colaboradores, caso sejam prestadoras de serviço.
No que se refere ao faturamento, será possível atingir um valor de até R$ 4,8 milhões no ano. Ademais, estas empresas também poderão ser adeptas do SIMPLES e pagar os impostos em uma única guia, o DAS.
A grande diferença entre uma ME e uma EPP, além da quantidade de funcionários que podem ser registrados, está nas alíquotas de impostos, que variam conforme o aumento do faturamento do consultório.
Por isso, é fundamental contar com o apoio de um contador especializado para te orientar na melhor escolha. Assim, será possível evitar erros que acarretem no pagamento de tributos mais elevados.
Na GXMed, somos especialistas na contabilidade para médicos e estamos prontos para te ajudar a escolher a melhor opção de porte para sua empresa.
Nossa equipe é composta de contadores experientes que irão te auxiliar com o cumprimento das leis e a economia de impostos.
Estamos sempre à disposição para esclarecer todas as dúvidas de nossos clientes referente à burocracia fiscal e contábil que precisam atender.
Compreendemos que o médico já precisa se preocupar com uma série de questões de sua profissão. Por isso, nosso foco é ajudar a descomplicar a contabilidade de seu consultório.
Assim, caso esteja em busca de uma empresa séria e experiente para te auxiliar na abertura do seu CNPJ, entre em contato conosco! Estaremos à disposição para te auxiliar!
Você sabia que a carreira médica vai muito além dos consultórios e hospitais?
No Instagram @pjnamedicina, Arthur Adam, fundador da GxMed Contabilidade, ensina tudo o que você não aprendeu na faculdade de Medicina! Aprenda a gerenciar suas finanças, entender a contabilidade médica e impulsionar sua carreira com dicas exclusivas e insights valiosos.
Não perca essa oportunidade de transformar sua prática profissional. Siga agora e comece a construir um futuro financeiro sólido e próspero! 🚀💼 #ContabilidadeParaMédicos #GxMed #PJnaMedicina
Sobre a GxMed
Atendimento em todo território nacional
📍Unidade Campinas/SP
Av. Orosimbo Maia, 360 - CJ 504
Vila Itapura
Campinas/SP
13010-211
📍Unidade Belo Horizonte/MG
Rua Cláudio Manoel, 326
Funcionários
Belo Horizonte/MG
30140-100
Precisando de ajuda na contratação?
Já tem um plano e precisa de ajuda?
Fale agora com a GxMed
O que você não aprendeu na faculdade